quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

80.º ANIVERSÁRIO

Foi em ambiente de festa, mas também com um sentimento profundo de responsabilidade, aliás bem marcado logo no inicio, pelas 20h.00, com a chamada para um incêndio urbano na localidade de Caneiro, que teve lugar a Sessão Solene, que ontem deu inicio às comemorações do 80.º Aniversário da Associação dos Bombeiros Voluntários de Penacova.
Depois da recepção às Entidades Municipais e Distritais, com formatura do Corpo de Bombeiros e da sua Fanfarra, teve lugar uma cerimónia presidida pelo sr. Governador Civil do distrito de Coimbra e onde marcaram presença o Sr. Presidente da Câmara Municipal e vários Vereadores, o Sr. Professor Luciano Lourenço, o Comandante Operacional Distrital, Representante da Federação de Bombeiros, diversos Presidentes de Juntas de Freguesia, Representantes de Associações locais, dos Escuteiros, as Directoras dos Agrupamentos de Escolas de Penacova e S. Pedro de Alva, antigos dirigentes e Comandantes, Técnicos do Municipio, e naturalmente os Órgãos Sociais da Associação e o Corpo Activo e Fanfarra.
A Abrir a sessão foram lembrados todos os Dirigentes, Bombeiros e Associados já falecidos e não foram esquecidos os nossos camaradas madeirenses em particular o Francisco Belo dos Municipais do Funchal, que faleceu no cumprimento da missão. Foi ainda feita uma referência ao amigo Joaquim Branco do Grupo dos Amigos de Newark.
O sr. Presidente da Direcção António Miranda, na sua intervenção lembrou os fundadores e todos aqueles que ao longo destes 80 anos deram o seu contributo à Associação. Teve palavras elogiosas para o desempenho do Corpo de Bombeiros, deixando uma palavra de gratidão para todos quantos, com o seu contributo, têm permitido à Direcção fazer tudo o que é necessário para o bem comum.
O Comandante Fernando Jorge dos Bombeiros de Miranda do Corvo, em representação da Federação do Distrito de Coimbra, referiu-se aos Bombeiros de Penacova, como uma referência para os Bombeiros do distrito de Coimbra e do País e deixou palavras de incentivo a todos os Bombeiros de Penacova, para que continuem a trilhar os caminhos do progresso.
O CODIS Tenente Coronel António Martins, no uso da palavra, depois de tecer algumas considerações sobre o papel dos Bombeiros no contexto da Protecção Civil, manifestou a sua satisfação por estar perante um Corpo organizado, bem formado e disciplinado, sempre pronto e disponível para todas as solicitações. Realçou ainda o imenso trabalho do CB de Penacova, em particular no Ip3.
O Sr. Presidente da Câmara Dr. Humberto Oliveira, deu os parabéns à Associação, destacou o seu papel no âmbito da intervenção transversal na sociedade Penacovense, destacando a qualidade do trabalho desenvolvido e a cooperação com a Câmara Municipal. Deixou também palavras de incentivo e garantiu que a Cãmara Municipal está atenta às necessidades da Associação como garante da segurança dos cidaddãos, dos seus bens e haveres. A segurança, a protecção e o socorro às populações compete em primeiro lugar à Câmara Municipal, que tem nos Bombeiros o "parceiro estratégico" para conseguir esses objectivos, referiu.
Antes de terminar, elogiou ainda o papel dos Bombeiros na formação e sensibilização da população especialmente da população escolar.
Por último o Sr. Governador Civil, Dr. Henruique Fernandes, destacou o papel incontornável dos Bombeiros no sistema de protecção e socorro e deixou palavras de apreço para a Associação, destacando não apenas a sua intervenção operacional, mas também a vertente da formação e sensibilização pública, bem patente nos protocolos celebrados com as Escolas e com os Restaurantes aderentes ao Festival da lampreia.
O Sr. Comandante do CB, Dr. António Simões fez a apresentação do relatório operacional do ano de 2009, destacando a intervenção ao nível da emergência pré-hospitalar e da sinistralidade rodoviária, referiu a necessidade de um veículo de Salvamento e Desencarceramento pesado, para fazer face aos muitos acidentes com camiões, sobretudo no Ip3, salientou a falta de uma viatura de Comando e Comunicações. Refeiu-se ainda às equipas de Intervenção em Meio Aquático e de Salvamento em Grande Ângulo e à necessidade de as dotar de um veículo próprio, para garantir a sua operacionalidade e a rapidez de resposta.
A exiguidade das instalações, principalmente ao nível da Central de Comunicações e de espaços para formação, foi outra das preocupações apontadas pelo Comandante.
Na sua intervenção, agradeceu ainda ao movimento associativo do concelho ali presente, ao Sr. Governador Civil, pelo apoio e incentivo, à Camara Municipal e Juntas de Freguesia, às escolas, aos restaurantes, á Direcção da Associação, aos sócios e à população em geral, sempre pronta e disponivel para colaborar.
Por último teve palavras de elogio, de apreço, de admiração e de carinho pelas Mulheres e Homens do Corpo Activo pelo seu empenhamento e disponibilidade, salientando que é preciso ter muita coragem e muito amor a uma causa para voluntariamente efectuar um serviço de tamanha responsabilidade e, sobretudo, cada um dos Bombeiros, passar 3 a 4 noites por mês de serviço no Quartel, para desta forma, garantir um serviço de Protecção Civil aberto e disponível 24 horas por dia.
Não esqueceu a fanfarra, dizendo mesmo que sem ela tudo certamente seria diferente. "A formatura a que assistimos no inicio, não teria o mesmo brilho, a mesma alegria e a mesma beleza, sem o som, sem o aprumo e sem a juventude da Nossa fanfarra" .
A cerimónia teve ainda como ponto importante a assinatura de protocolos com as Escolas para formalizar a cooperação entre a comunidade educativa e os Bombeiros, e também com os restaurantes no âmbito do XIII Festival gastronómico dedicado à Lampreia.
Para terminar, com chave de ouro, o Sr. Professor Doutor Luciano Lourenço proferiu uma palestra dedicada ao tema "Riscos e Vulnerabilidades - Suas Manifestações no Municipio de Penacova".