domingo, 28 de fevereiro de 2010

MAU TEMPO EM PENACOVA PROVOCA 1 FERIDO GRAVE

Os Bombeiros não tiveram descanso este Sábado devido à chuva e sobretudo ao vento forte que se fez sentir desde as 6h.00 da manhã até ao final do dia.
A situação mais grave registou-se às 16h.00, na aldeia do Coiço, quando uma Mulher de cerca de 55 anos, foi atingida pela queda de uma árvore. A vítima, que circulava a pé numa das estradas da localidade, sofreu ferimentos graves ao nível dos membros inferiores e foi transportada aos HUC pelos Bombeiros de Penacova que acorreram ao local.
Também o Ip3 deu que fazer. Dois acidentes durante a manhã na zona da Livraria do Mondego, obrigaram à mobilização de diversos meios humanos e materiais e provocaram 3 feridos, que foram transportados aos HUC depois de assistidos no local pelas equipas dos Bombeiros de Penacova.
Para além destes incidentes de maior gravidade, o telefone não parou de tocar durante todo o dia, obrigando os Bombeiros a uma roda viva para, para dar sequência às 52 chamadas para cortar árvores e desobstruir vias rodoviárias, e 3 chamadas para problemas ao nível de telhados de habitações, que ficaram danificados devido ao vento.
Para além de todo este trabalho, os Bombeiros tiveram ainda de socorrer e transportar uma vitima  acometida de doença súbita e outra devido a queda, e transportar 3 doentes para hemodiálise.
Devido aos estragos provocados pelo temporal, várias localidades do concelho estiveram privadas de energia eléctrica durante várias horas, o que que provocou também a interrupção no abastecimento de água ao domicilio.Os bombeiros tiveram mesmo que, conseguir disponibilidade, para ajudar alguns restaurantes e no Silveirinho colocaram mesmo um autotanque.
Durante alguns períodos da tarde a rede dos telemóveis deixou mesmo de funcionar, provocando alguns constrangimentos no fluxo de informação para os Bombeiros, que tiveram no seu gerador alternativo uma preciosa ajuda. Se não tivessemos um gerador instalado no quartel, estariamos praticamente todo o dia sem energia elécrtirca e consequentemente sem comunicações.