sábado, 6 de fevereiro de 2010

A NOSSA ASSOCIAÇÃO ESTÁ DE LUTO PELA MORTE DE UM DOS SEUS AMIGOS EM TERRAS DOS ESTADOS UNIDOS

Mesmo nós, habituados a trabalhar tantas vezes no limite entre a vida e a morte, não ficamos indiferentes sobretudo quando vemos partir um dos nossos. Sim, porque o Joaquim Simões Mendes Branco, natural do Cunhedo e residente em Newyork, era um dos nossos.
É por isso, que também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova está de luto ao ver partir , aos 49 de idade, um dos Homens que todos os anos nos recebia com uma satisfação e uma alegria contangiante, a que ninguém ficava indiferente.
O Quim Branco, como ficará conhecido, foi sempre dos que acreditou, incentivou, acarinhou e, porventura, dos que mais trabalhou no Projecto de Solidariedade, que os nossos conterrâneos nos Estados Unidos da América, têm mantido em favor dos Bombeiros do nosso concelho.
O Quim partiu, mas deixa um grande exemplo de luta pela preservação dos valores humanistas, da amizade, da solidariedade e sobretudo do amor à sua Terra. Jamais poderemos esquecer o orgulho que sentia em ser Português na América, e a forma simples, descontraída, clara e honesta com que nos recebia na sua casa, e nos dava a conhecer o que era possível daquele imenso país.
À Família, à Esposa e ao Filho deste grande Homem, mas também a todos os Amigos da Comissão de que Ele fazia parte, ficam as nossas condolências e a certeza de que o exemplo deixado por Ele, há-de gerar frutos e não se apagará das nossas memórias.
Sabemos que a perda da vida humana é uma tragédia, e que nada nem ninguém transforma a dor ou recupera o espaço agora vazio.
Das horas de partilha e de alguma cumplicidade, fica a memória de um Amigo de Amigos, que o estimavam e que também a nós nos deixa saudades.
Qual é o Amigo que quando parte não nos deixa saudades?