sexta-feira, 13 de novembro de 2009

COMUNICADO OPERACIONAL



COMUNICADO OPERACIONAL
SITUAÇÃO METEOROLÓGICA ADVERSA

De acordo o Instituto Meteorológico, o estado do tempo, nos próximos dias, no território de Portugal Continental, irá ser influenciado pela passagem sucessiva de superfícies frontais, caracterizado por uma grande variabilidade, com as seguintes previsões:
Sexta-feira, 13:
Períodos de chuva forte, mais frequentes, a norte, com vento soprando de Sul, por vezes forte, (60 km/h), com rajadas até 100 km/h, nas Terras Altas. Das regiões Norte e Centro, na tarde de hoje e madrugada de amanhã
Agitação marítima com ondulação de Sudoeste que poderá chegar até aos 6 metros na Costa Ocidental.
Sábado, 14:
Espera-se um desagravamento das condições meteorológicas
Domingo, 15 e Segunda, 16
As previsões apontam novamente para a ocorrência de períodos de chuva forte e persistente, podendo os valores de precipitação acumulados serem elevados nas regiões Norte e Centro. Há ainda a possibilidade de ocorrência de trovoadas e espera-se vento muito forte de Sul, com rajadas da ordem dos 100 Km/h, nas terras altas.

Perante esta situação prevista pelo Instituto de Meteorologia e da sindicações da ANPC, determina-se, a passagem ao estado de Alerta Especial nível Amarelo, para o período das 18h.00 de hoje até às 20h.00 do dia 17 de Novembro.

Assim, e tendo também em consideração as especificidades desta época do ano, voltamos a aconselhar a tomada de algumas medidas de precaução, nomeadamente:
· Mantenha-se atento às informações da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
· Proceda à necessária fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards, telhados provisórios, etc.
· Mantenha-se atento à possível obstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados:
· Tenha atenção à utilização de braseiras em locais fechados, devido ao perigo de morte por inalação de monóxido de carbono libertado pelas chamas;
· Tenha atenção na utilização de lareiras e/ou outros sistemas de aquecimento;
· Tenha cuidados redobrados na condução, sobretudo nas estradas com acumulação de água.

· Se detectar qualquer situação fora do normal, ligue imediatamente para os Bombeiros através do telefone 239 477 469

Quartel dos Bombeiros de Penacova, 13 de Janeiro de 2009
O Comandante,
(António Simões C.Santos)