terça-feira, 29 de dezembro de 2009

CONSEQUÊNCIAS DO MAU TEMPO!..E NÃO SÓ

Ontem e hoje os Bombeiros de Penacova não tiveram mãos a medir. Aliás, à semelhança do que acontece quase todos os dias, os incidentes sucedem-se a um ritmo impressionante.
Ontem às 19h.27, um despiste de uma viatura ligeira ao Km 63, Livraria do Mondego, mobilizou 1 ambulância e o Veículo de Salvamento e Desencarceramento. Mais tarde, cerca das 21h.30, um chamada alertava para um incêndio numa vivenda, na localidade de Palmazes. Felizmente tudo não passou de um grande susto, com as chamas apenas na lareira e chaminé, no entanto, foram mobilizados 10 Bombeiros apoiados por 2 veículos de combate e um de Comando. Quase em simultâneo, um despiste ao Km 49, do Ip3, provocava um ferido ligeiro, que foi transportado aos HUC na ambulância dos BV de Penacova.
Hoje às 7h.00 da manhã, os Bombeiros foram alertados para diversas àrvores caídas na via pública. As piores situações verificaram-se na Vila de Penacova, no acesso à Escola Secundária, onde caíu uma acácia de grande porte que acabou por derrubar um poste de iluminação pública e outro dos CTT, e no IP3 ao Km 61, onde um pinheiro interrompeu a circulação durante alguns minutos, no sentido Penacova-Coimbra.
Às 9h.30, novo despiste de uma viatura ligeira na descida do Botão, provocou um ferido, uma criança de 9 anos, que foi assistida no local pelos Bombeiros de Penacova e transportada ao Hospital Pediátrico de Coimbra.
Durante toda a tarde, os Bombeiros colaboraram com a Câmara Municipal, no corte de dois pinheiros na Vila de Penacova, que ameaçavam cair a qualquer momento.
Mais uma vez, como sempre, os nossos Bombeiros na primeira linha de apoio à população, substituindo a maior parte das vezes outras Entidades, essas sim, com responsabilidades na limpeza e desobstrução das estradas. No entanto, os Bombeiros trabalham com gosto porque têm consciência que  se não fosse a sua actuação, sobretudo os utentes das nossas estradas teriam muito mais tempo de espera.
Pelo meio, fica ainda o registo de meia dúzia de situações de emergência pré-hospitalar, para além do transporte de mais de três dezenas de doentes para diversas consultas  e actividades de hemodiálise, fisioterapia, etc.