terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PALAVRAS PARA QUÊ

Neste dia 1 de Dezembro não faltou nada para dar trabalho aos Bombeiros de Penacova. Começou bem cedo com dois casos de suspeita de Gripe A H1N1, transportados para os HUC. Mas não iria ficar por aqui. Cerca das 14h.30, um incêndio num anexo a uma habitação em Gavinhos, mobilizou um veículo de combate e 5 Bombeiros.
Mais tarde, à 17h.30, uma violenta colisão de duas viaturas ligeiras no IP3, Km 61,5, nó de Penacova, provocava um ferido e corte da via no sentido Coimbra-Viseu, durante mais de 1 hora, obrigando ao desvio do trânsito pela Ponte de Penacova.
Dez minutos depois nova colisão, desta vez ao Km 49, descida do Botão, envolveu três viaturas, entre as quais uma da Brigada de Trânsito, e originou 2 feridos graves, que foram assitidos no local pelos Bombeiros e posteriormente transportados aos HUC.
Às 21h40, novo despiste, agora ao Km 61, no sentido Penacova-Coimbra. Deste acidente resultou um ferido ligeiro e uma viatura praticamente destruída. Provavelmente, na sequência deste incidente , houve ainda um embate entre um autocarro e um  veículo ligeiro que apenas originou danos materiais.
A chuva que se tem feito sentir, aliada às más condições da via, com lençóis de água que são autênticas "ratoeiras" e a sinalização no pavimento já muito deficiente, tem sido a principal causa deste número inusitado de acidentes, que obrigam os Bombeiros a ter uma grande capacidade de resposta.